Entertainment, Entretenimento

Estreia hoje, o documentário “Jia Zhang-ke, um homem de Fenyang” dirigido por Walter Salles.

Por Bianca Dubeux Nin

1 Word of the day: Art

“Walter Salles apaixonado pelo cinema de Jia Zhang -ke, realiza um filme de amor pela sétima arte” (Quinlan, Italia).

O cineasta brasileiro Walter Salles lança o documentário “Jia Zhang-ke, um homem de Fenyang”, sobre o cineasta chines pouco conhecido pelo grande público, devido ao seu maior envolvimento ao circuito de festivais. O diretor de “Central do  Brasil”, “Diários de Uma Motocicleta” e “Na Estrada” expressa através de seus olhos cinematográficos a vida e obra de Jia Zhang-ke, responsável pelos premiados “Um Toque de Pecado” e “Em Busca da Vida”. O longa também abrange reflexões sobre a transformação da sociedade chinesa, revolução cultural e globalização.image001

O documentário irá despertar o interesse da filmografia do diretor chinês, relembrando vários momentos marcantes de suas obras. O longa de Salles debate a importância da trilha sonora nos filmes e ainda escuta atores que trabalharam com Jia com destaque para Zhao Thao.

“Jia Zhang-ke, um homem de Fenyang”, dirigido por Walter Salles, estreia hoje, dia 3 de setembro em no Rio de Janeiro e em São Paulo, e na quinta seguinte, dia 10, entra em cartaz em Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Fortaleza e Recife.Hoje no Rio de Janeiro, haverá uma sessão do documentário e debate com Walter Salles  às 20h no Espaço Itaú Cinemas, na Praia de Botafogo com entrada gratuita para estudantes devidamente identificados. A gratuidade está sujeita à lotação da sala. E o Instituto Moreira Salles, que também exibirá o documentário, fará a Semana Jia Zhang-ke com os filmes de Zhang-ke. “Plataforma”, “Em Busca da Vida” e “Um Toque de Pecado”.

Produzido pela VideoFilmes, Jia Zhang-ke, um Homem de Fenyang estreou mundialmente na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2014, onde Salles destacou que o filme é “uma homenagem de um cinéfilo apaixonado”. O documentário também foi exibido na Mostra Panorama do Festival de Berlim de 2015 e será exibido no Festival Internacional de San Sebastian na Mostra Zalbategi.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s